Aurícula

 

 MassagemMassagemMassagem

 

Auriculoterapia é uma área da Acupuntura destinado ao tratamento da saúde física e mental através de estímulos de pontos situado no pavilhão auricular, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central. Cada orelha tem pontos de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo.

Segundo a medicina tradicional chinesa, o pavilhão auricular é um microssistema conectado aos canais de energia denominado meridianos principais, meridianos colaterais ( secundarismo ) e aos órgãos internos.

A auriculoterapia é muito antiga. Documentos escrito mediante pesquisas, dizem que as mulheres do antigo Egito ( 2.500 A . C ) usavam pontos na orelha como forma de anticoncepcional. Os homens por outro lado, usavam pontos auriculares para ativarem suas potencialidades sexuais.

Os estudos mais aguçados sobre esse tipo de terapia, são os realizados pela medicina chinesa.

A auriculoterapia tem relação com a reflexologia, seguindo, entretanto, o ,mesmo sistema de diagnóstico das terapias convencionais, ou seja, anamnese, exames clínicos, exames laboratoriais, Raio X, etc.

Quando se associa a técnica de terapia auricular com a acupuntura, obtém - se a dinamização do processo de equilíbrio. O uso da auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento. Não apresenta efeitos colaterais, desde que o diagnóstico seja correto e os programas de tratamento sejam bem dimensionados. A auriculoterapia pode ser usada em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos. Tendo como fundamento o reflexo direto sobre o cérebro e, através deste, sobre todo o organismo, ela é um método completo de terapia. Seu uso associado a outra terapias dinamizam os efeitos benéficos em qualquer tratamento.

A técnica da auriculoterapia é mais simples que a da acupuntura sistêmica. A concentração dos pontos, no pavilhão auricular, obedece, entretanto, a leis seculares. A quase totalidade dos pontos leva a denominação do órgão ou região do corpo sobre o qual tem efeitos. Além dos efeitos curativos imediatos, tem efeitos preventivos, dando ao organismo energia suficiente para impedir enfermidades.

A distribuição dos pontos, no pavilhão auricular segue uma simetria bem definida, em eixos verticais, horizontais e diagonais. Essa simetria é aplicada pela disposição anatômica na aurícula, dos vasos sangüíneos que a irrigam e dos feixes nervosos que se espalham pelo pavilhão auricular.

A acupuntura auricular, é usada também, no tratamento da obesidade, combate aos vícios de tóxicos, alcoolismo, tabagismo, tenções, etc.

Ao fazer o diagnóstico, o profissional em comum acordo com o cliente irá escolher a melhor forma de tratamento, usando agulhas semi – permanentes, esferas de ouro, prata ou aço ou mesmo sementes de mostarda, que é o mais indicado.

Como qualquer outra forma de tratamento, a auriculoterapia também tem contra indicação: são pontos que não devem ser associados por apresentarem antagonismo. Por isso é necessário um diagnóstico seguro dos problemas de saúde do cliente, antes de se começar a terapia pela acupuntura auricular.

A terapias auricular é oficializada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)

Accus – agulha;

Punctura – picada;

Aurícula – orelha.